5.11.09

Entrevista Romulo

Rômulo Aguiar Freitas
Rathing fide:2062
Rathing fbx: 2142
Alguns titulos:
2 vezes campeão baiano estudantil
campeão baiano do interior
Campeão da Copa Hélios
Vice Campeão Baiano

Quando começou a jogar xadrez?
Aprendí aos 8 anos de idade, com o meu irmão Alan Aguiar, que ja estava parando de jogar, joguei meu 1º torneio com 9 anos , "um sub-12", fiquei em 5º lugar, e depois joguei uma semi-final do conquistense , foi ai que conheci o pessoal do CCX.
E depois comecei a jogar torneios, a viajar, apoiado por minhas professoras Miriam e Berenice, fui melhorando meu jogo e hoje me considero um dos melhores de Vit. da Conquista.


Você joga xadrez pela Internet? Se sim, você poderia nos dizer seu Nick?
Jogo no buho21.com meu nick é Romuloaguiar e no Jeque Mate meu nick é minhochessbra.

Na Internet se costuma jogar blitz (ou seja, partidas rápidas). Em sua opinião, o xadrez virtual ajuda a desenvolver o jogo ou é apenas passatempo?
Acho que ajuda, mas não o bastante,em minha opinião estar frente a frente com o adversario é muito mais dificil e emocionante.

E o xadrez relâmpago no tabuleiro ajuda em algo? ou é só diversão mesmo?
Ajuda a calcular rapido quando tempo estiver apertando em algum torneio.

Para torneios, qual o ritmo de tempo que prefere jogar?
Ultimamente estou jogando torneios de 1:30+30 segundos, é o ritimo que mais gosto.

Você leu muitos livros de xadrez? Pode citar alguns deles?
Na minha vida eu lí 4 livros, um de siciliana que aprendi muitas coisas, mas com um tempo sumiu, the Carokan, Fundamentos do xadrez José Raul Capablanca esse é otimo, e 400 conselhos, esse eu quis me aprofundar.

Quais são suas aberturas e defesas prediletas?
Reti mas faz um tempo que não jogo e siciliana,mas tenho me dado mal ultimamente jogando a mesma.

Bispos ou cavalos?
Ultimamente os bispos estão me ajudando mais.

Jogo aberto ou fechado?
Fechado.

O que prefere contra e4?
Siciana e Carokan

Para você, qual o melhor jogador conquistense atual?
Rêmulo Aguiar,pela frieza e por eu conhecer mais ou menos os planos que ele faz para as partidas.

O melhor jogador conquistense de todos os tempos?
Pedro ja foi campão Baiano, mas Orlando Damasceno foi o melhor na minha opinião por fazer lances mais criativos e jogar pra frente e uma rapidez no calculo.

Quem foi o maior jogador de todos os tempos, na sua opinião?
Gary Kasparov e Robert James Fischer.

Contra as brancas, o que você não  gosta que joguem contra você?
P4BR, muito dificil de jogar contra.

Em sua Opinião, o nível do xadrez conquistense está muito abaixo do xadrez da capital?
Acho que a Bahia tem três niveis.
1º nivel Paulo Jatobá
2º nivel Jorge Ferreira, Adriano Barata, Diogo Duarte, e Carlos Paterson.
3º nivel outros que se destacam em torneios, eu estou entre esses.

Uma frase sobre "xadrez".
 Xadrez a arte espressada no tabuleiro.

Oque pretende para seu futuro no xadrez?
Agora com esse novo trabalho da diretoria da FBX , estou animado para primeiro tentar chegar á 2250 de Rating Fide, e depois pensar no titulo de (MF), sei que não é fácil , mas treinarei para que isso aconteça. E depois disso só o tempo dirá.

Espaço aberto se quizer dizer algo aos leitores.
A Bahia precisa de novos filiados, vamos lutar para conseguir um grande numero de filiados para que a bahia possa crescer no xadrez.





Por: RêmulAguiar Freitas

8 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! A iniciativa de entrevistar enxadristas baianos é excelente! Espero um dia ter a honra de ser entrevistado também! Abraço, Jorge Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Opaaa..
    Você é o Jorge , Jorge???
    De salvador?
    Se for esse mesmo.
    A honra será toda nossa.
    Ninguem soube dizer qual era seu e-mail.
    se puder passar seu e-mail por aqui, agradeço.
    heheheheheh
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. jorge.ferreira30@yahoo.com.br

    Sou eu mesmo! Jorge Ferreira, abraço.

    ResponderExcluir
  4. Melhor de conquista nada, você é um dos melhores do Brasil na sua idade! Tenho certeza que chegará no título de MF.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. tu eh forte e jah tem um credito suficiente, soh precisa fikar mais em evidencia, investir em marketing pessoal, e eu ndico um serviço util que vc pode fazer pra se divulgar e ajudar os capivaras...
    ...faz videos de partidas e comenta, posta aki no blog, tipo uma videoteca onde os aficcionados possam buscar um up tecnico... assim vc divulga seu cnhecimento e ajuda a plebe...

    ResponderExcluir
  6. Olá Rômulo,
    Parabéns pelo Blog e pelo Vice campeonato baiano.
    Concordo com os níveis que você estabeleceu, no entanto, eu acrescentaria os nomes de Roberto Lima, Júlio Ramos e Daniel Góes ao segundo nível e um quarto nível que seria o nível dos capivaras, no qual eu me encontro.
    Abraços,
    Reinaldo Lima

    ResponderExcluir
  7. hhehehehhe
    Mais acho que não precisaria desse quarto nivel.
    Pois só não coloquei esses nomes no segundo nivel, pois havia me esquecido.
    Esses que você citou fazem parte do segundo nivel.
    Julio e roberto são fortes o bastante para estar no segundo, só não falo de Daniel pois nunca o vi jogar. Mas ele deve estar até no vivel de jatobá, pelo comentarios que vii sobre ele.

    ResponderExcluir