3.11.09

Alcoforado

Antônio Roberto Alcoforado
Rathing fbx atual (2144).
Campeão da Semi final do Conquistense 2005
Conquista Open 2007 entre outros otimos Resultados

Quando começou a jogar xadrez?
Aprendi com meu irmão quando era criança, acho que eu tinha uns 9 anos de idade. Ele ganhou o jogo e no fundo da caixa tinha as regras. Aprendemos na verdade juntos. Engraçado que não tinha a regra do roque e da captura em passant. Dificilmente eu ganhava dele, em muitas ocasiões eu chegava a derrubar as peças quando se encontrava perdido. Esse foi um dos motivos que paramos de jogar.  Fiquei algum tempo afastado da arte de Caíssa, foi então que encontrei o jogo de xadrez na casa de Rogério (reury), ele nem sabia o que era. Ensinei as regras e passamos a jogar constantemente. Eu tinha uns 14 anos. Achávamos que éramos os únicos enxadristas de Conquista. Isso mudou quando conheci o ponto de foto de Lehar Davi e depois o clube conquistense de xadrez. Lehar foi que me ensinou o roque e o passant. Desenvolvi meu jogo com ele, jogando e observando outros combates. E aprimorei mais ainda participando de torneios no Clube de Xadrez. Hoje me considero entre os melhores da Bahia.
Você joga xadrez pela Internet? Se sim, você poderia nos dizer seu Nick?
Sim. Só tenho um único Nick: Alcoforado. Jogo mais no Jaque Mate. Mas tenho cadastro no Buho21 e no chesscube.com.
Na Internet se costuma jogar blitz (ou seja, partidas rápidas). Em sua opinião, o xadrez virtual ajuda a desenvolver o jogo ou é apenas passatempo?
Na internet jogo sempre blitz 5, 3 e até mesmo 1 minuto. É mais passatempo.

E o xadrez relâmpago no tabuleiro ajuda em algo? ou é só diversão mesmo?
Ajuda somente para estarmos preparados com os apuros de tempo em torneios.
Para torneios, qual o ritmo de tempo que prefere jogar?
Torneios de 20 minutos.
Você leu muitos livros de xadrez? Pode citar alguns deles?
Nunca li um livro de xadrez todo.  Recomendo o Tratado General De Ajedrez de Roberto Grau e livros que tenham partidas de Alekhine, Fischer e Kasparov.
Quais são suas aberturas e defesas prediletas?
Ainda não descobri. Apesar de gostar do Gambito de Dama e da Francesa.
Bispos ou cavalos?
Depende da posição.
Jogo aberto ou fechado?
Depende do adversário.
O que prefere contra e4?
A maioria das vezes e6.
Para você, qual o melhor jogador conquistense atual? 
Rêmulo Aguiar Freitas.
O melhor jogador conquistense de todos os tempos?
Pedro Santos Ferreira.
Quem foi o maior jogador de todos os tempos, na sua opinião?
Alexander Alekhine.
O jogador mais chato do ccx?
Melhor não dizer.
O jogador mais prepotente do ccx?
Não vejo ninguém para eu considerar prepotente.
Contra as brancas, o que você não  gosta que joguem contra você?
Segredo.
Em sua Opinião, o nível do xadrez conquistense está muito abaixo do xadrez da capital?
Não. Só vejo um único enxadrista que está acima de todos da Bahia, o Paulo Jatobá. Consigo ganhar de qualquer outro, acho o nível bem equiparado.
Uma frase sobre "xadrez".
 O Xadrez é semelhante à vida. (Miguel de Cervantes, escritor espanhol)
Espaço aberto se quiser dizer algo aos leitores.
Uma das melhores oportunidades que apareceram na minha juventude foi ter conhecido o Clube de Xadrez de Vitória da Conquista, em 1996, e vivenciado uma das melhores épocas desse Clube, quando a Cidade conseguiu ter um campeão baiano de xadrez, no ano seguinte, motivo de orgulho e de estímulo para todos os freqüentadores de então.  Mas para minha tristeza, o nosso clube de xadrez tem sido abandonado pelos nossos gestores políticos. Eles não percebem o prejuízo para a nossa cidade da falta de um clube de xadrez estruturado. Conseqüentemente há uma perda de oportunidade de desenvolvimento cognitivo, de opção de aproveitamento do tempo ocioso, e de entretenimento para crianças, jovens e adultos. Precisamos mudar essa situação.





Por: Rêmulo Aguiar Freitas

9 comentários:

  1. Que bacana a entrevista. As perguntas ficaram boas e "Alcoforado" é um cara gente fina.
    Parabéns para os dois.

    ResponderExcluir
  2. Show de Bola Rêmulo!!!
    Excente iniciativa
    continuem assim...
    o resultado será visível em breve...
    Abraço a todos,

    Jean Monteiro

    ResponderExcluir
  3. Ótima entrevista. Realmente, meu tio é um forte jogador de xadrez e tem me ensinado muito bem esse fantástico jogo, logo logo estarei ganhando de todos os capivaras. rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Conheci Alcoforado em 96 quando também frequentava o clube de xadrez, sinto falta desse tempo...
    Brunno Leto

    ResponderExcluir
  5. Opa Erich...
    Realmente, Alcoforado é um dos melhores da Bahia.
    Na minha Opinião ele e Orlando são os mais dificeis de enfrentar.(conquista).
    Olha Erich, se você treinar 20 min. comigo vc nunca mais conhecerá uma derrota para os capivara do CCX...ex: Washigton, Ivan, Gersão etc. ( rsrssr)Com todo respeito dizendo, mas é a pura verdade.
    Não desista do xadrez, só esperar um pouquinho, mas com treinos, você pode chegar a um nivel melhor doque do seu tio e de qualquer outro de conquista e porque não dizer da Bahia, Brasil etc. Talento você tem!!!
    E Jean Michel, tive idéia desse blog com você, daquela epoca que tinha feito um pra mim.
    Brigadãooo.

    ResponderExcluir
  6. Valeu Rômulo pelo comentário.
    Preciso da sua ajuda mesmo para levar Erich a esse nível que vc mencionou. Vamos combinar algo depois. Erich tem um talento nato, além do mais meu método de ensino o ajudou bastante e se juntar com o seu será melhor ainda. Eu não costumo passar a mão na cabeça dele, ele ganha por mérito próprio. Uma coisa eu tenho certeza ele é o melhor da idade dele.
    Aos amigos que postaram, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Opaaa...
    é so combinar pôo...
    è isso ae, mão na cabeça não pode não.
    Dezembro vai ter a final do conquistense, poderiamos treinar pra isso.
    Vai ter uns feriados ae, é só marcar que eu vou.
    ou vocês vem aqui, vcs quem sabe.
    P4D amigo, esse é o começo heheheheheh.
    vlwwww

    ResponderExcluir
  8. Ótima iniciativa. Parabéns ao entrevistador e entrevistado. E o Blogueiro já pode fazer vestibular pra Comunicação.

    ResponderExcluir
  9. Por motivos pessoais gostaria que essa entrevista fosse apagada.

    ResponderExcluir