6.11.09

Entrevista com Wilter

Para se ter uma idéia do ritimo do Wilter, ele respondeu rapidamente as perguntas.
Como ele mesmo diz:  Rapido e Sem frescura

AN Wilter Pereira Vieira 
Secretário da FBX e Arbitro Nacional ID 271

Quando você foi apresentado ao xadrez?
Eu tinha 16 anos, cursava o 3º ano do 2º grau e ficava olhando meus colegas no Colégio Agrícola de Alegrete (RS) jogarem, e de tanto perturbar com perguntas um deles se condoeu e me ensinou os movimentos das peças. Daí pra frente foi tudo na observação dos meus erros e uma ou outra vez que alguém me dava algum macete (dica).

Como foram seus primeiros passos na modalidade?
Foi horrível. Perdia até pro poste (se o poste jogasse). Uma sexta feira que eu viajaria pra minha casa em Uruguaiana (era um colégio interno) meu professor de Educação Física que era um mexedor de peças e me ganhava com facilidade, me emprestou um livro (até então eu nem desconfiava que existiam livros de xadrez) que eu deveria devolver na segunda.
 Li o tal livro com avidez naquele final de semana, consegui chegar até a página 55 das mais de 400 que tinha o tal livrinho
Na segunda feira quando fui entregar o Livro convidei-o para jogar e Ele aceitou. A cada derrota, Ele ficava mais brabo e tornava a perder, e assim se sucedeu por 11 tentativas.  Parece que o tal livrinho surtiu efeito não é mesmo?  Há o tal livrinho?  XADREZ BÁSICO!!

Há quanto tempo você é árbitro de xadrez, e porque decidiu tornar-se árbitro? 
Esta é uma história meia grandinha. Sou Arbitro desde o primeiro trimestre de 2008.
Em 2007 Eu estava muito desgostoso com o rumo do Xadrez na Bahia, com a pouca organização, com reclamações dos enxadristas quanto as questões polêmicas que eram decididas por práticos (nada contra os práticos) e cujas decisões eram banalmente discutidas por um ou outro enxadrista, sabe. Não havia a imposição da figura do Arbitro e algumas vezes não havia a aceitação de suas decisões, algo que para mim, Militar, era impensável.
Com a intenção de melhorar o quadro Geral, e com a notícia de que estaria voltando do México, o AI Bento logo após ter arbitrado o torneio de Candidatos e que estaria disponível para a FBX, tomei a frente e Organizei o Curso de Arbitragem e Organização de Xadrez de onde saiu a maioria dos Árbitros que esta atuante hoje na Bahia.
A decisão de me tornar Arbitro foi conseqüência. Precisando dar continuidade ao processo de melhoria das condições do xadrez na Bahia e ainda o fato de que passaria a integrar a Diretoria da FBX a convite de Paixão Barbosa, nada mais natural que especializar-me em Arbitragem, até porque como enxadrista não teria futuro.
Eu aprendi com 16, já neste ano fui campeão da minha Escola. No ano seguinte Fui Campeão Juvenil em Uruguaiana, e com 18 parei totalmente de jogar. Só voltei em 2006 aqui em Salvador.  Como podem ver, o meu xadrez é capivaral. Rsrsrsrsrs  Na verdade eu costumo dizer que nem fui promovido a Capivara ainda. Terei que melhorar muito pra chegar lá.

Quais são seus planos para o xadrez Baiano?
No futuro, vejo o Xadrez Baiano num patamar de igualdade com São Paulo, Paraná e outros estados expoentes. Material Humano nos temos de sobra.

Na sua Opinião O que falta para a Bahia ser mais conhecida no xadrez Brasileiro?
Acho que esta faltando, neste momento, é a comunidade enxadrística acreditar nesta sua capacidade e participar muito mais ativamente deste processo de melhoria.

Qual foi a situação mais desconfortável, que precisou resolver em um torneio?
Bem. Essa é fácil de lembrar e difícil de falar. Foi certamente um torneio que eu estava Arbitro Principal e havia um enxadrista com o qual houvera tido uma troca de emails mais, digamos, ásperos, comigo, se é que me entende, e em dado momento provocado por um assistente do torneio, este enxadrista começou a falar em tom alto no salão de jogos e quando eu lhe solicitei que silenciasse, ele continuava a discutir com o outro que por ser idoso e não estar no torneio, deu vazão a discussão.
 Quando ameacei o dito enxadrista que iria puni-lo severamente, ele alegou que Eu estaria agindo por vingança. (Quem me conhece sabe que isso seria impensável) Porém se ele continuasse (ainda bem que ele parou de falar alto) eu iria de fato puni-lo com severidade e isto teria causado uma celeuma interminável, pois este enxadrista é também um mestre nas palavras, e Eu como Vocês também já conhecem, sou osso duro de roer, principalmente quando estou seguro de estar certo em minhas ações e decisões 

O que significa ser um AN para Wilter? 
Significa acréscimo de responsabilidade. E de trabalho, Eu espero. 

Algum jogador que admira no xadrez? 
Amigos. Há um enxadrista, que por suas atitudes com os companheiros, por sua dedicação na melhoria de seu rendimento, e pela sua postura em relação ao Xadrez do seu estado, angariou, com justiça, a minha admiração. Estou falando do Jatobão.  O cara é bão mesmo, em vários sentidos.

Quais os requisitos principais você julga que um bom árbitro deve ter?
Dedicação, Paciência com os aprendizes, Conhecimento das Leis, Destemor de aplicá-las quando necessário e independentemente de contra quem. Muito boa vontade de estar constantemente buscando o seu aperfeiçoamento. E, raramente, quando as situações não estiverem bem amarradas no regulamento, uma super dose de bom senso. Uma boa dose de aptidão para aprender o uso dos programas também ajuda muito.

Conquista precisa de mais rating fide, você pretende organizar algum torneio aqui, para que isso aconteça?
Claro que sim. Não só Conquista, como Feira, Barreiras, Irecê, Bonfim e todos os outros pólos de xadrez que surjam ou que se firmem como tais em nosso Estado, terão com certeza a nossa total boa vontade de realizar IRTs 

Ha um tempo atrás na Bahia a maioria dos torneios eram de 30 minutos,com a nova diretoria houve uma mudança, para um xadrez pensado. Como você vê essa mudança? 
Antes de assumir, a Atual diretoria, realizou varias reuniões no que ficou conhecido como Comissão de Estudo para assessoramento da próxima Diretoria da FBX.  A comissão foi composta de vários Nomes do Xadrez Baiano, todos interessados em dar um rumo seguro para o crescimento do xadrez Baiano. Compunham a Comissão, quase todos os atuais diretores mais os Senhores Luiz Cláudio Guimarães, Rogério Duarte Guimarães e Seu Filho Diogo, Cesídio Monteiro, e outros que no momento não me lembro, mas que foram igualmente importantes. Esta Comissão definiu o que veio a ser o planejamento estratégico da atual Diretoria para o triênio 2008/2010. (Vejam o Comunicado da Diretoria de nº 01 em nosso site).
Cumprindo o previsto no planejamento estratégico, realizamos a serie de IRTs e os Abertos bem como o Zonal, dos quais houve o sensível aumento de portadores de Rating Fide, o que comprova sem sombra de dúvidas o acerto da decisão .
A atual Diretoria não baniu os torneios rápidos. Na verdade nós desejamos que Eles continuem acontecendo, exatamente como aconteciam antes.
Mas lembro a todos que quem efetivamente fazia os torneios rápidos NÃO ERA  a FBX. Era o Clube Baiano de Xadrez (que ainda mantem), o Clube da Pituba, o Clube de Itapoan (que infelizmente não existe mais) o Egas (um dos maiores responsáveis pelo xadrez não ter simplesmente sumido aqui na Bahia) que fazia vários torneios, o Gilvan com a Copa Sigma, a 6ª Região com o Guararapes, o 19º BC com o Duque de Caxias, Feira de Santana com o Baiano Rápido, Conquista com o Dario Ciacci e outros que possivelmente Eu esteja esquecendo, mas não especificamente a FBX .
A maioria que parou de fazer, o fez por dificuldades que encontraram em convencer os enxadristas da necessidade de se filiarem a FBX (pagar a anuidade) para jogarem o torneio OFICIALIZADO .
Graças a Deus, e a Caíssa, esta miopia coletiva inicial esta paulatinamente se corrigindo, e os Enxadristas começam  a ver os resultados da ORGANIZAÇÃO.

Sabemos que de arbitragem você entende, e quanto a jogar?  
Um dia, com muito estudo, ainda serei promovido a Capivara. Por hora, sou um mero ratão do banhado (conhecido como castor no Canadá, e inferior a Capivara na hierarquia dos roedores) rsrsrsrsrs

O xadrez conquistense está muito abaixo do xadrez da capital?
Sou suspeito para falar (veja a resposta anterior) mas, acho que os resultados falam por si.
Se tivesse que obrigatoriamente emitir uma opinião eu diria que, se há uma diferença, ela é pequena.

Fale sobre Wilter Pereira Vieira. 
Determinado, Aplicado, Chato, Exigente, Levemente inteligente, Bem humorado, e Extremamente focado. 

Uma frase sobre xadrez.
“Ciência demais para ser só um jogo ou arte, Arte demais para ser só ciência ou um jogo e Jogo demais para ser só arte ou ciência.” 

Espaço aberto para dizer algo aos leitores. 
Agradeço a oportunidade de falar a comunidade e espero que ninguém se sinta ofendido por minhas palavras. Posso assegurar que falei sempre impessoalmente e visando o objetivo da entrevista, que era, eu imagino, conhecer um pouco mais O CHATO.
 Senhores e Senhoras. Nosso xadrez pode trilhar de igual para igual com qualquer estado do Brasil e até com muitos Países.
Porém ninguém constrói um edifício iniciando pelo telhado. Deve-se labutar cada etapa, do alicerce até a cumeeira.
A construção deve ser um esforço conjunto de todos que tem interesse em ver o edifício construído.
Somente a união de todos no esforço desta construção é que irá determinar o absoluto sucesso do empreendimento.
Se tivermos que construir o edifício com 300 trabalhadores levaremos 30 anos.
Se forem 600 precisaremos de 15 anos.
Com 3.600 bastarão 2 anos e meio.
Mas se forem mais, bem mais..........
Quanto tempo vocês acham que as novas gerações podem esperar para encontrar o Edificio pronto e desabrocharem o seu melhor xadrez?
O xadrez Baiano precisa de cada um de Vocês como multiplicador desta idéia, deste sentimento, enfim deste trabalho.

Um forte abraço e saudações enxadrísticas.
Wilter Pereira Vieira

Secretário da FBX e Arbitro Nacional ID 271 





Por: Rêmulo Aguiar Freitas
          






23 comentários:

  1. O xadrez da Bahia está no rumo certo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá André;
    Disse bem, e tudo indica que vai melhorar.

    ResponderExcluir
  3. Poxa.
    boa ideia de entrevistar os jogadores baianos.
    Como wilter disse na entrevista, material humano a bahia tem.
    Sucesso no trabalho
    Parabens

    ResponderExcluir
  4. oi pessoal, primeiramente um elogio a esse blog que está muito bem organizado.
    Gosto muito do jogo de xadrez, mas não sei muito sobre as regras, tem algum curso sobre o assunto aqui na Bahia?
    E sobre a arbitragem?
    Gostei muito da frase sobre o xadrez.
    “Ciência demais para ser só um jogo ou arte, Arte demais para ser só ciência ou um jogo e Jogo demais para ser só arte ou ciência.”
    Sou de Candido Sales e logo logo quero me aprofundar no xadrez.
    Sucesso pra todos vocês.

    ResponderExcluir
  5. Boa entrevista !!! parabens ao Wilter pela promoção a Arbitro Nacional e parabens a Romulo e tambem a Remulo pelo otimo blog !!! muito sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Parabens Wilter pelo AN e agora rumo ao AF

    bela entrevista, o xadrez precisa de divulgaçoes como essa

    abç,

    Antonio Mendonca

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao Wilter por ter alcançado a norma de AN. Isso mostra que o xadrez baiano está crescendo também na esfera administrativa.
    Gostaria de parabenizar também ao Rêmulo pela iniciativa de fazer boas entrevistas com jogadores e personalidades do xadrez baiano. O blog está muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Olá Pedro, muito obrigado.
    Está faltando a sua, como tbm de outros enxadristas conquistenses.
    Enviei por e-mail, se não chegou desculpas.
    poste aqui que eu mando as perguntas novamente.

    ResponderExcluir
  9. Pode me mandar, que assim que eu tiver um tempo eu respondo sim. pedrosf@ufba.br.

    ResponderExcluir
  10. Parabens Wilter.
    Mais uma vitoria para o xadrez Baiano.
    E parabens para o blog...
    Ficou muito bonito.

    ResponderExcluir
  11. O IRT tem que acontecer em muita cidades do interior baiano, e tbem poderia acontecer um campeonato baiano por equipe, uma ideia é que seja 3 pessoas por falta de membros de algumas cidades, mas que cada cidade que tenha jogador sobrando, possa por mais de uma equipe.
    isso poderia ser avaliado.
    Parabens Wilter pela conquista e ao xadrez Baiano.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom...
    aproveitem a copa sigma e entrevistem personalidades do xadrez.

    ResponderExcluir
  13. Direto e sem frescura.
    Mas enquanto não encarar as coisas com imparcialidade, não será um árbitro de verdade.

    ResponderExcluir
  14. Ao Senhor "a casa do rei" seja quem for.

    Se o Senhor esta seguro que tem embasamento em seu questionamento sobre imparcialidade, estou disponível em meu email stwilter@hotmail.com para dialogar-mos sobre o assunto.
    Mas, por favor, não me venha com "achos" e "ouvi dizer".
    Um bom começo, seria o Senhor sair do armário, e nos brindar com o seu Nome.
    Aguardo seu contato.
    AN 271 WILTER

    ResponderExcluir
  15. Parabens pelo titulo Wiltter.
    E por tudo que tem feito pela BAHIA.
    A Bahia tem muito a crescer acredito no seu trabalho.
    Sucesso!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Caro Wilter, o post em que trato sobre problemas de arbitragem refere-se ao ocorrido numa das etapas do Municipal de Irecê, onde houve um problema e a arbitragem local entendeu nao ser competente para soluciona-lo, e informou-me que deveria consultar um árbitro da FBX e o Loyson falou sobre vc, então ficou decidido que a sua decisão seria tomada e acatada como oficial.

    O problema é que não vi embasamento legal para aprovar e/ou não punir uma conduta como a relatada no doc abaixo.



    CAMPEONATO MUNICIPAL DE XADREZ DE IRECE 2010
    6ª etapa


    Ao Sr. Paulo Dourado
    Árbitro geral


    Reivindicação

    Venho por meio deste reivindicar vitoria na partida contra Loyson Rodrigues na 5ª rodada da 6° etapa do Campeonato Municipal de xadrez de Irecê 2010.

    Tendo como base as LEIS DO XADREZ DA FIDE que regulamentam o jogo no tabuleiro.

    Segue a relação das infrações cometidas pelo Jogador Loyson Rodrigues.


    DA CONDUTA DOS JOGADORES

    12.6 É proibido distrair ou perturbar o oponente de qualquer maneira. Isto inclui
    reclamações ou ofertas de empate sem cabimento.

    Conforme foi testemunhado pelo árbitro geral e pelos auxiliares que assistiam a partida, jogador Loyson Rodrigues ofereceu empate seguidas vezes sobretudo quando havia apuro de tempo inclusive quando não estava no seu próprio tempo de reflexão, desobedecendo também o que diz o Art. 10.2 Se o jogador com a vez de jogar tiver menos de dois minutos em seu relógio, pode reivindicar um empate antes da queda de sua seta. Ele deverá parar os relógios e chamar o árbitro.
    Em nenhuma das enumeras vezes que solicitou empate o Jogador parou o relógio e chamou o árbitro.

    Conforme foi votado em assembléia e tornado público na 2ª etapa do Campeonato Municipal de xadrez de Irecê 2010, qualquer que agir de forma desrespeitosa ou agressiva com outro(s) jogador(es) ou descumprir o que diz o Art. 12,1 Os jogadores não poderão praticar nenhuma ação que cause má reputação ao jogo de xadrez. Estará sujeito ás punições previstas nas LEIS DO XADREZ DA FIDE.

    Na ocasião o Jogador Loyson Rodrigues deu um tapa o tabuleiro de xadrez (bateu com a mão com violência) derrubando a peças no chão, e gritou de forma acintosa e agressiva, desrespeitando e ofendendo seu adversário, tendo inclusive que ser contido pelos colegas para que a situação não evoluísse para agressão física, tudo foi testemunhado pelos árbitros do evento e pela maioria dos jogadores. Tal comportamento não cabe num evento esportivo e é regulamentado o proceder por parte da arbitragem que deve punir o autor do ilícito conforme manda a lei específica. Informo ainda que o Jogador Loyson Rodrigues agiu de má fé quando publicou o resultado do evento sem que a decisão do árbitro acerca do resultado e o encerramento do evento fosse tomada e divulgada oficialmente, (papel do árbitro geral) evento inclusive que ainda não terminou pois há pendência no resultado de uma (01) partida, (o que altera a classificação geral e o cálculo de rating).


    Para sustentar minha solicitação de vitória na partida, peço que seja observado o Art. 12.8 A persistente recusa por parte de um jogador em cumprir as Leis do Xadrez deverá ser penalizada com a perda da partida O árbitro deverá decidir o escore do oponente.



    Ciente da competência e observância ao principio legal, agradeço ao corpo de arbitragem deste evento.



    Não quero estar certo, só quero que o fato seja julgado de acordo com as eis da FIDE, só e tão somente.

    Grato,

    Rumenig Nascimento

    ResponderExcluir
  17. Olá amigos enxadristas boa tarde !!!

    fico triste em ver um espaço que era pra ser usado para falar sobre a entrevista de Wilter ser usado para discultir acusações infuldadas, e onde o enxadrista Rumenig Nascimento esta nitidamente buscando somente auto promoção.

    é interesante notar que Wilter passou seu e-mail e o chamou para um dialogo no e-mail, mas o enxadrista Rumenig Nascimento fez questão de acusar em canal aberto sobre um tema que não é do interesse da entrevista, deixando bem clara que sua intenção é mesmo de se aparecer, pois bem como diz na nossa carta maior que é a constituição o nosso direito a defesa deve ser na mesma proporção da acusação, estou enviando abaixo o link para o meu direito de resposta (que enviei a Paulo, arbitro Geral da 6ª etapa) na epoca do ocorrido.

    https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BywxlK4HIII2NjU4ZTdkYzktMWFhMS00YjA1LTlmYjMtODliZTI0YjBiMDk3&hl=en

    forte abraço
    Loyson Costa

    ResponderExcluir
  18. Dexa de ser medroso e poe teu argumento aki, como eu kolokei o meu, aih vamo ver qual eh de mermo.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Caros Senhores Rumenig e Loyson

    Este não é o foro adequado para resolver-mos esta questão. Falo por exeperiência própria que este tipo de questão requer mais do que palavras escritas na sua resolução. É necessário a presença dos interessados em um mesmo local para que se resolva a contento.
    Convido os Senhores para, a qualquer dia em que seja possível, nos sentar-mos a volta de uma mesa de um bar, tendo como testemunhas algumas loiras geladas, e zerarmos esta questão.
    O Xadrez Baiano e em especial o Xadrez Ireceense precisam de todos os seus enxadristas para atingir o seu ápice. Voces dois são importantes para o sucesso do Xadrez de Irecê e, se verdadeiramente TEM AMOR pelo Xadrez, então aceitem o meu convite.
    De agora pra frente manterei os dois informados sobre minha agenda para que possamos combinar este encontro.
    Espero que ambos concordem com meu convite, e me deem a oportunidade a qualquer momento.
    A propósito. Estarei em Vitória da Conquista para Arbitrar os Jogos Abertos do Interior no dia 04 e 05 de dezembro.
    Se não for possível em VC, é só me mandarem email para combinar-mos.
    Por favor, Senhores. Aceitem o meu convite.
    A CERVEJA (ou o vinho, pois ouvi dizer que as vezes faz frio em VC) FICA POR MINHA CONTA.

    ResponderExcluir
  21. Adoraria sentar e resolver a questão, o problema é que mesmo antes de vc dar um parecer sobre o assunto naquele e-mail, o Loyson já havia decidido. O problema é que não há respeito a ordem legal de se resolver as coisas, e foi por esse motivo que parei com essas pessoas que fazem tais coisas, tipo faltar com o respeito para com os demais, se vangloriar na ilegitimidade...
    O melhor momento do xadrez pelomenos aki era quando reuniamos nas praças pra jogar e bater papo, hj nao existe mais isso, virou rinha de galo, nao há respeito nem amizade.
    Eu acredito no xadrez que vai além do desporto, o xadrez tem mais pra oferecer do que mates, quem não consegue absorver a sabedoria do respeito ao próximo e as normas, sinceramente, não serve pro xadrez.
    Quanto ao convite, veremos.

    ResponderExcluir
  22. Olá amigos enxadristas boa tarde !!!

    Wilter aceito o convite! e acho que uma ótima oportunidade será agora na semana que vem nos Jogos Abertos do Interior, Eu vou e confirmo a minha presença e também minha vontade em resolver e esclarecer de uma vez essa questão!, só falta Rumenig confirmar, então sentaríamos, Rumenig explanaria os seus argumentos e ponto de vista e Eu os meus e esclareceríamos a questão! tenho grande amor pelo Xadrez e o quero ver crescer em Irecê e não quero inimizades com ninguem.

    Rumenig gostaria de lhe dizer que em tudo que já fiz em Irecê pelo Xadrez foi sempre primando pela coerência, justiça, ética, imparcialidade, respeito ao próximo etc., não só em Irecê, mas em toda a minha vida sempre busquei agir primando pelos meus valores e caráter os quais agradeço aos meus Pais por terem me ensinado desde a mais tenra idade, e que os meus amigos tanto aqui em Irecê como nos outros lugares onde já morei (Goiânia, Salvador, Brasília) podem confirmar o meu real caráter e personalidade, você concordando ou não tem vários aqui mesmo em Irecê que podem enumerar dezenas de adjetivos ao meu caráter e personalidade, basta consultá-los, Neilton Satel, Mario Guierony, Mario Frederico, Saul Rocha, Joaquim Ribeiro, Roberto Rodrigues, Jair Ferreira, Tiago Otti, Flauber Romero, Cezar Damásio, dentre vários outros.

    Não gostaria que essa inimizade continuasse, sendo assim o chamo para resolver e esclarecer de uma vez por todas essa questão junto com o Wilter (Arbitro experiente) nos Jogos Abertos do Interior, faremos a 9ª etapa do Municipal Domingo agora no Tiro de Guerra, ela será usada como classificatório dos Jogos Abertos do Interior, onde os 5 primeiros serão classificados, o transporte, estadia e alimentação para os classificados é por conta da prefeitura, o ônibus com a delegação de Irecê partirá da praça da prefeitura no dia 02, quinta-feira, provavelmente às 18h ou 19h (ainda não definiram o horário de saída, mas sabe-se que será apartir das 18h) se por ventura vc não puder jogar a 9ª etapa para se classificar, e alguém que se classificar desistir de viajar poderemos convidá-lo para os JAI, pois um dos critérios de convites que ficou estabelecido na Diretoria do CXI foi Rating FBX, mesmo critério de escolha das equipes do Brasil em todas as Olimpíadas de Xadrez, ou seja, chama-se os maiores rating, mas o prazo Maximo para se confirmar é segunda-feira agora (29) pois nessa mesma segunda temos que enviar os nomes da equipe de Xadrez para a Secretária de Esportes, a oportunidade de termos uma reunião com Wilter é boa não só para esclarecermos essa questão, mas também para Wilter nos passar diretrizes, dicas, conhecimentos, e macetes relacionados à arbitragem, organização, diligência etc. o que nos ajudaria bastante formando uma comissão organizadora do próximo circuito Municipal (2011) com uns 4 a 5 membros e todos com significativos conhecimentos das regras e procedimentos de arbitragem, seria uma solução enquanto não realizamos um curso de arbitragem em Irecê, isso se Wilter concordar !! Porque ele estaria passando conhecimentos de arbitragem sem ter feito nenhum curso com nos e sem receber nada em troca, mas imagino que como o nosso nobre amigo Wilter também quer ver o Xadrez de Irecê crescer e prosperar acho que nos ajudaria, é claro que posteriormente com patrocínios e ajuda da prefeitura faríamos um Curso Oficial de Arbitragem em Irecê, e chamaríamos Wilter para aplicá-lo, como uma forma de compensá-lo pela ajuda, o que me diz Wilter ??.

    Forte abraço
    Loyson Costa.

    ResponderExcluir
  23. Ola Amigos Rumenig e Loyson

    Será um prazer termos esta reunião.
    Ela será quase isso que Loyson falou, uma aula particular sobre arbitragem. Naturalmente não se equivalerá a um curso mas com certeza os dois assimilarão em nossa conversa muitos ensinamentos que os colocarão em condições de atuar numa comissão de arbitragem sem maiores problemas.
    Não só não cobrarei nada por esta aula, pois falar deste assunto para mim é um prazer, como pagarei a cerveja consumida neste interim.
    Sei que Caíssa do alto de seu trono haverá de estar olhando por nós para que eliminemos as diferenças e saiamos desta reunião zerados nesta questão e com a certeza de que estaremos trabalhando pelo bem do Xadrez Baiano e especialmente pelo bem do Xadrez Ireceense.
    Quanto a fazer-mos um Curso de Arbitragem e Organização de Eventos de Xadrez em Irecê, acho uma excelente idéia, que inclusive será fator imprescindível para a melhoria do Xadrez Local.
    A primeira ação que desenvolvemos quando da assumpção da Diretoria da FBX, foi exatamente um Curso de Arbitragem e Organização de Eventos de Xadrez, ministrado pelo AI Bento (que eu mesmo organizei) do qual sairam todos os Arbitros que voces conhecem aqui na Bahia, exceto o Egas, que ja era Arbitro antes, e o Carlos Barros que fez o curso com outro AI depois.
    Esta atitude foi determinante para alcançarmos o patamar que ai esta.
    De minha parte fica combinado.
    Agora precisamos que Voces dois se classifiquem ai nesta final do Circuito de Irecê e compareçam em Vit. Conquista

    "Gens una sumus"

    ResponderExcluir